terça-feira, 24 de julho de 2012

Aniversário da PJMP por Ronaldo Castro - Assessor Regional


Hoje é aniversário da Pastoral da Juventude do Meio Popular - PJMP, completa de 34 anos de vida, luta, partilha, oração, mística e evangelização no meio juvenil, principalmente dos jovens que estão à margem da sociedade, que vivem na exclusão dos direitos básicos de sobrevivência digna e com cidadania. Esta é a nossa opção preferencial e dela jamais iremos abrir mão dos jovens evangelizando e conscientizando outros jovens.

Em 1978, nas vielas e morros estreitos de Olinda e Recife, um grande apóstolo do Cristo Libertador, um dos homens mais caridosos e profeta dos menos favorecidos, convoca uma reunião com jovens oriundos da classe popular como nós em 1978, para começar a semear o fruto que depois iremos chamar de PJMP, este conhecido mundialmente pela sua fé e dedicação como o " PAI dos POBRES", do Dom Hélder Câmara, inicia o processo de formação e constituição de uma pastoral juvenil mais claramente específica no meio popular onde se encontrava os jovens dos morros, comunidades carentes, movimentos estudantis, partidos políticos e muitos vindos da repressão da ditadura militar.

Ali começa a frutificar a nossa amada, querida, fraterna, evangelizadora e também com espírito revolucionário mais jamais sem perder a ternura a Pastoral da Juventude do Meio Popular, para encantar e auxiliar os jovens a ser organizarem e lutarem por aquilo que acreditava e acreditam até hoje, em uma sociedade onde não haja diferença entre as raças, gêneros, etnias etc...

Hoje podemos nos orgulhar que a PJMP, completa mais um ano de vida, neste dia 09 de julho de 2012, e sentir também que a nossa missão evangelizadora no meio da juventude tem muito a ser construída!!!!

Neste dia comemoramos nosso aniversário e também o DNO - Dia Nacional de Oração, pela juventude e por todos e todas aqueles que lutam por uma sociedade justa e fraterna.

Vamos hoje dedicar uma parte de nosso tempo deste dia para um momento de oração em comunhão com nossos irmãos e irmãs que se encontram em situação de vulnerabilidade social, econômica, física ou etc....

Obrigado DOM HÉLDER CÂMARA, por ter tido a eloquência e a sabedoria em fundar a nossa PJMP.

PJMP aqui, PJMP ali, PJMP em qualquer Lugar.

Ronaldo Castro
Assessor Regional da PJMP
Historiador

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More