quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Nota de Falecimento - Padre Agostinho Pretto


A Pastoral da Juventude do Meio Popular - PJMP, vem mostrar toda a nossa consternação com essa perda, perda inestimável para toda a sociedade. Padre Agostinho não era um simples padre, era um grande pai, um exemplo, um expoente. É muito difícil ver a história da Baixada Fluminense sem esse homem que dedicou muitos anos ao povo sofrido da Baixada.

Quando Assessor Nacional da JOC sempre foi muito atuante, após sendo fundador da Pastoral Operaria - PO, nunca deixou de lado as lutas ao lado do Povo, como sabemos sempre apoiou a PJMP pois via nela o grande entusiasmos e força que a JOC tinha na década de 1960.

De onde estiver neste momento, temos certeza que ele estará junto conosco nessa caminhada.

Obrigado Padre Agostinho, obrigado por nos ter dado a prazer de lhe conhecer, conviver e trabalharmos para o Reino de Deus aqui mesmo na terra.

Guilherme Monteiro

Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular - CNPJMP

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

É com grande pesar e tristeza que informamos que nos deixou no final da tarde de hoje, o amigo e companheiro Padre Agostinho Pretto, aos 87 anos.

Agostinho Pretto nasceu em 28 de março de 1924, na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul. Foi ordenado padre em 30 de novembro de 1953. Padre Agostinho foi uma das principais lideranças da Juventude Operária Católica, sendo, na década de 1960, Assessor Nacional e depois Latinoamericano da JOC. Em 1970, foi preso pela ditadura militar, juntamente com outros militantes da JOC. Estas prisões levaram a Igreja Católica, em todo o Brasil para uma linha de crítica e de oposição à ditadura.

Em 1974, Padre Agostinho Pretto vem para Nova Iguaçu, trabalhar com Dom Adriano Hipólito, de quem se tornou grande amigo e colaborador. Agostinho fundou a Pastoral Operária e exerceu durante muitos anos a coordenação nacional do movimento.

Foi fundador também da Associação Nacional de Presbíteros, sendo o primeiro presidente da instituição. Durante mais de 20 anos foi o pároco da Catedral de Santo Antonio.

Atualmente, Padre Agostinho era pároco da Paróquia São José Operário, no bairro Califórnia.

Lutador, visionário, solidário, humanista, libertador, incansável, corajoso, sonhador. Padre Agostinho Pretto esteve presente nas grandes conquistas do povo trabalhador da Baixada Fluminense, do Brasil e da América Latina. Estará sempre presente nos sonhos e na perseverança daqueles que lutam por mundo diferente, possível e necessário.

O corpo será velado na Igreja São José Operário - Rua Mucuripe, 325 - Califórnia - N.Iguaçu

15 horas - Haverá Missa de Corpo Presente.
17 horas - Sepultamento no cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita.

Fonte: Blog do Ferrerinha


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More